ambiente escolar

Vereador Ítalo Otávio denuncia mofo e areia em bebedouro de escola municipal

Compartilhe

A Escola Municipal Jael da Silva Barradas, no bairro Cauamé, enfrenta sérios problemas estruturais que comprometem o aprendizado e colocam em risco a saúde de alunos e profissionais da educação. A unidade de ensino recebeu a visita do Vereador Ítalo Otávio (Republicanos), nesta terça-feira, 11/11, onde o parlamentar constatou um bebedouro sem filtro, com mofo e areia.

Após visita à unidade de ensino, Ítalo questionou se o secretário de educação deixaria o filho dele beber da água suja da escola.

“O Secretário Municipal de Educação tem preferido aderir atas de preços do que abrir a ampla concorrência, prefere empresas de fora do que empresas de Roraima. A atenção dele está voltada à isso ao invés dos problemas reais das escolas. E será que ele deixaria o filho dele beber água sem filtro e com mofo e areia dentro? Não sei responder. Mas na Escola Jael Barradas, mais de 500 alunos estão bebendo dessa água”.

 

 

Na visita, o Vereador também viu que os banheiros da escola estavam em condições insalubres, com portas quebradas, vasos quebrados, cabines quebradas, azulejos quebrados, o que poderia ocasionar acidentes no local, além de Centrais de ar que por serem antigas, estavam em mal funcionamento. “É triste ver crianças estudando em um lugar com essas condições. E tem sido recorrente.”, apontou Ítalo.

Ítalo vai oficializar a Prefeitura de Boa Vista e lembrar que essa é uma demanda da comunidade, que cobra uma resposta imediata para garantir o direito básico das crianças a um ambiente escolar digno e seguro.

 

Cobranças Antigas

As cobranças feitas por Ítalo Otávio ao poder executivo municipal em relação as escolas municipais são antigas. Além da demora na entrega do fardamento, o parlamentar também já encontrou escola do município sem material de expediente e material didático, como é o caso da Escola Municipal Valdemarina Normando Martins, no bairro Nova Cidade.

Nessa unidade de ensino, Ítalo viu que os banheiros estavam em péssimas condições, com torneiras quebradas e vasos ruins, além de bancadas altas, que dificultavam o uso para as crianças e falta de cubas. Também viu muito mato na escola, muitos pombos e os armários da cozinha estavam velhos.

 

 

No Nova Cidade, há alguns meses o Vereador Ítalo visitou a Escola Municipal Raio de Sol, onde constatou os mesmos problemas nos banheiros, inclusive o banheiro do Refeitório. Foi nessa escola que uma servidora levou o próprio ventilador de casa para os alunos. No mesmo local tinha mato, forros quebrados, e um anexo da escola que estava em péssimas condições, com cupins, ferrugem na porta, tomadas abertas e buraco na sala.