Contas

Ítalo Otávio endurece discurso contra secretário em Prestação de Contas da Educação

Compartilhe

Nesta quarta-feira, 22/10, o Secretário Municipal de Educação, Lincoln Oliveira, foi questionado pelos vereadores durante a Prestação de Contas do 2º Quadrimestre de 2025.

O Vereador Ítalo Otávio (Republicanos) fez dezenas de questionamentos referente ao período e com base em denúncias, apurações e fiscalizações feitas in loco em escolas municipais e em consultas públicas.

“É uma prática a SMEC trabalhar com empresas de fora que atrasam a entrega do que foi solicitado pelo município. Problemas persistem como falta de água, obras não são concluídas, centrais de ar estão quebradas e parece que isso é normal. Portal de transparência não tem contratos e desafio qualquer um dos senhores a me mostrar”, apontou Ítalo.

Ítalo apontou diversos problemas em estruturas nas unidades de ensino, tendo em vista que somente nesse segundo quadrimestre de 2025, o parlamentar protocolou 18 ofícios solicitando informações sobre diversos casos. O parlamentar questionou aditivos para a construção de quadras esportivas nas escolas.

Sobre as estruturas das escolas, o Secretário Municipal de Educação, Lincoln Oliveira, disse que “Com relação as quadras, é muito difícil a gente saber como que andam os processos administrativos, mas esses aditivos foram para construção de passarelas entre a unidade de ensino e as quadras”. Explicou.

 

 

Ítalo Otávio também apresentou demandas de professores, cuidadores de aluno, assistentes de aluno e controladores de acesso. O parlamentar acrescentou casos de profissionais da educação que podem pedir demissão devido ao desgaste físico e mental, além de outros problemas relacionados a garantia de direitos.

Lincoln Oliveira negou alguns problemas relacionados ao casos citados pelo vereador e disse que há diálogo com os servidores.

Ítalo foi fortemente expressivo ao questionar o secretário sobre os atrasos nas entregas de materiais, de fardamento e outras solicitações feitas pela Secretaria de Educação, bem como a manutenção de centrais de ar que causam transtornos e perda na qualidade de ensino.

“Tenho ido nas escolas e tenho visto outra realidade do que foi mostrado aqui nessa prestação de contas. Os problemas de manutenção e falta de entrega de material ou fardamento são recorrentes”.

Sobre as centrais de a, fardamento e sobre livros didáticos, Lincoln disse que já há um novo planejamento para o próximo ano e a contratação de novas empresas, mas afirmou que a empresa que entregou o fardamento atrasado será multada ao fim do processo, mesmo tendo deixado de entregar 15% de todo material.

Alguns questionamentos do vereador não foram respondidos pelo secretário, mas outras demandas, o chefe da pasta de educação se comprometeu a levantar informações.