A capital Boa Vista realizou o I Fórum de Combate ao Femicídio com o tema “Vidas interrompidas, vozes que resistem”, que aconteceu no Teatro Municipal de Boa Vista e contou com palestras, rodas de conversa e discussões de políticas públicas para o estado e o município.
A idealização do evento foi promovida pela Câmara Municipal de Boa Vista e os vereadores Tuti Lopes (PODE) e Ítalo Otávio (Republicanos).
A primeira palestra foi feita pela Analista Judiciária e Chefe do Setor de Enfrentamento a Violência Doméstica, do Tribunal de Justiça de Roraima, Aurilene Moura Mesquita. “Vertentes do Feminicídio: Dados e Problemáticas Reais”, foi o tema da explanação da palestrante, que fez um alerta sobre os índices em Roraima e cobrou melhorias nas redes de proteção e na legislação municipal e estadual.
A segunda palestra com o tema “Violência contra a Mulher: Tem como escapar? Casos de sucesso e alternativas globais”, foi ministrada por Keila Cinara e Tamara Torres.
Rodas de Conversa
O evento também contou com dois momentos para rodas de conversas, em que autoridades e mulheres representantes de várias frentes puderam falar sobre o papel dos homens, prevenção à violência, a eficácia da legislação e meios para sair do ciclo da violência. Esses também foram momentos para falar sobre a importância do acesso à informação sobre os serviços públicos.
O evento encerrou com o compromisso de elaborar novas políticas públicas e o fortalecimento dos mecanismos já existentes em defesa da mulher.